Pular para o conteúdo principal

Como o desejo ativa o cérebro


Como o desejo ativa o cérebro

Este mês vamos entrar de uma forma simples e gostosa sobre como o sexo funciona no cérebro nosso de cada dia – parafraseando o tópico de uma grande neurocientista carioca.
É de conhecimento geral que o homem tem duas cabeças. A superior controla o orgasmo (como nas mulheres) e a inferior sustenta a ereção e a ejaculação. Homens que são submetidos a anestesia peridural têm uma chance maior de ter uma ejaculação no meio de um procedimento na sala de cirurgia. Além dessa forma pouco comum, a mais frequente é a manipulação repetitiva do membro peniano culminando em uma jorrada de fluido seminal, vulgo punheta.

Mas é no cérebro que o sexo culmina. É nele que atuam os hormônios durante a transa e onde há a explosão do orgasmo com seu consequente relaxamento corporal e alívio do estresse. De certo, a anatomia ajuda. Porém, os genitais, acreditem ou não, são meros coadjuvantes para o principal órgão sexual do corpo: o cérebro.
Imagine a seguinte situação. O rapaz está há horas no bar, esperando que aquela gata lhe dê bola. Finalmente, sucesso: ela olha ao redor, e por um momento os olhares se cruzam! Este instante que prenuncia um súbito aumento nas suas probabilidades de se dar bem amorosamente é tão importante que seu cérebro toma nota e automaticamente premia a sua bem-sucedida persistência, ativando o sistema de recompensa.
Este sistema de recompensa localiza-se no centro do cérebro. Ele é responsável por manter comportamentos repetitivos que geram momentos de prazer (sexo, drogas, compras, etc.). Dali saem impulsos nervosos que causam aquela sensação de “borboletas no estômago”.

Claro que não é à toa que o cérebro possui um mecanismo embutido para premiá-lo quando um belo exemplar da sua espécie olha para você. Vários estudos já demonstraram que a beleza feminina, tradução de juventude, simetria das feições e dos seios, e proporções ideais entre cintura e quadris, é o melhor atestado de que a beldade tem boa saúde, é portadora de bons genes e provavelmente fértil, capaz de dar à luz sem problemas.
Nos homens, quanto mais simétrico é o rosto (o que evidencia de que seus genes foram bons o suficiente para fazer o corpo atravessar o desenvolvimento sem sucumbir a dificuldades de percurso), mais as mulheres os julgam saudáveis, fortes, protetores, e potencialmente ricos (!).Existem programas de computador que modificam as aparências do rosto e testam como cada sexo reage com as alterações. Se ele acentua as características masculinas dos seus rostos dirigidas pela testosterona, homens e mulheres os julgam mais dominadores, menos calorosos, menos solidários, menos honestos e piores pais. Ao contrário, é a ligeira feminização do rosto masculino que o torna mais atraente – supostamente por “abrandar” traços associados com qualidades indesejáveis causadas por excesso de testosterona como a violência e a infidelidade.
Outra evidência do valor evolutivo da beleza como atestado de saúde-e-bons-genes é o fato de as preferência estéticas parecem vir fábrica: assim como adultos, crianças de apenas quatro meses de idade já preferem rostos atraentes. Como dizia o poeta: “Que me perdoem as feias, mas beleza é fundamental”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adriana BBB11 Playboy

Adriana BBB11 Playboy Download Fotos inéditas de Adriana Sant’Anna BBB11 Playboy Em breve, estarão nas bancas as fotos da Adriana do BBB11 na Playboy . A loira, que é Miss Campos dos Goytacazes, foi eliminada do reality show da Globo na última terça-feira e já foi procurada pela revista masculina para dar início às negociações de seu primeiro ensaio nu . Confira uma prévia de como será a Playboy dessa delicinha

VIDEO SÓ AS MELHORES, OU MELHOR SÓ GOSTOSA

VIDEO SÓ AS MELHORES, OU MELHOR SÓ GOSTOSA