Pular para o conteúdo principal

Conheça serviço de pagamento via celular

CONHEÇA O SERVIÇO DE PAGAMENTO VIA CELULAR


Muitas empresas adorariam enfiar a mão em nossas carteiras. Mas o Google quer mais. Ele quer ser a nossa carteira.
Essa intenção foi materializada com o software para celulares Google Wallet, lançado esta semana nos Estados Unidos (nota do editor: não há previsão de lançamento do Wallet no Brasil). A ideia do programa é substituir o cartão de crédito em nossas carteiras de verdade.
Como funciona
Imagine que o Wallet é uma cópia do seu cartão de crédito. Em vez de passar o cartão de crédito em um terminal, basta ativar o celular. No momento, o único cartão de crédito compatível com o Wallet é o Citibank Mastercard. O Google diz que pretende aumentar o número de cartões compatíveis no futuro.
Mesmo quem não tem um cartão Citibank Mastercard pode usar o Wallet. Na tela em que se escolhe o cartão, há uma opção chamada Google Prepaid Card. Ela vem com US$ 10 de crédito, mas é possível acrescentar mais dinheiro vinculando o Google Prepaid Card a cartão de crédito.
Tudo certo. Então você está no mercado e o caixa informa o valor. No momento em que você passaria o cartão de crédito, você simplesmente acessa o celular (não é necessário ativar o Google Wallet antes de usar o serviço). Você aproxima o aparelho do terminal, digita a senha. A tela do celular avisa que o pagamento foi autorizado.
Segurança
Recursos de segurança, segundo o Google, estão embutidos no sistema. O chip NFC do aparelho é completamente desativado quando a tela do celular se apaga. Isso é para evitar que hackers tentem acessar as informações do cartão por meio da conexão NFC.
O Google afirma que o chip NFC poderia ficar ativo até com o aparelho desligado. Mas a empresa afirma que preferiu priorizar a segurança em vez da conveniência. Como consequência, se a bateria acabar, o aparelho não funciona como carteira.
A senha foi implementada para evitar que outras pessoas façam compra com seu celular se ele for roubado ou perdido. Se a pessoa digitar a senha errada cinco vezes seguidas, o Google Wallet trava e o usuário tem que entrar em contato com o Google.
É claro que a exigência da senha atrapalha um pouco a conveniência de usar o celular para pagar compras. Digitar códigos numéricos em telas pequenas e nem sempre precisas é chato, e nem é tão mais rápido do que usar o cartão de crédito comum. Por que não podemos ter a opção de desabilitar a exigência de senha?
Não dá nem para escolher uma senha fácil para economizar tempo. O Wallet não aceita códigos como 1234 ou 1111.
Além disso, o argumento que o aparelho pode ser roubado não procede. Acredite, se você perder seu smartphone, vai notar logo. A primeira coisa que fará é ligar para o banco para congelar sua conta.
Single Tap
Então, se o Wallet não é tão mais conveniente do que um cartão comum, pra quê serve?
A resposta do Google está no recurso Single Tap.
Ele é a próxima geração de pagamentos digitais. Em estabelecimentos que trabalham com o recurso Single Tap, o Wallet é muito mais do que apenas um cartão de crédito. Ele também guarda cupons de promoções, pontos de fidelidade e ofertas de sites de compras coletivas. O serviço Google Offers, clone do Groupon, já vem vinculado ao Wallet, mas as ofertas estão restritas a poucas cidades dos Estados Unidos.
Quando você compra usando o Single Tap, você paga pela mercadoria e, ao mesmo tempo, ganha pontos de fidelidade, acesso a promoções etc. Um toque no celular, em vez de ter que lidar com vários cartões.
No momento, porém, poucas lojas nos Estados Unidos oferecem o Single Tap. Futuramente, segundo o Google, o Single Tap estará em todo lugar. A empresa diz que 30 companhias já aderiram ao sistema, mas a atualização dos equipamentos e software pode demorar.
Uma aposta para o futuro
Se chegarmos a esse ponto, o Wallet será muito mais do que um cartão de crédito bombado. Será a peça fundamental de um ecossistema de bancos, lojas, anunciantes e outras empresas. E vai substituir tudo na sua carteira: bilhetes de transporte, passagens aéreas, comprovantes etc. Tudo de forma eletrônica, segura e fácil.
Futuramente, diz o Google, você pode estar em algum corredor de loja e, com sua permisssão, o aparelho saberá que você está lá. Ele saberá se você está no corredor das TVs e uma oferta aparecerá no seu smartphone, oferecendo um desconto pelos próximos 30 minutos. Você comprará a TV na hora e sairá satisfeito com o desconto.
Por enquanto, o Google admite que o Wallet é um aplicativo ainda em estágio inicial. Só funciona em um aparelho, de uma operadora, com um só cartão de crédito e em um número limitado de lojas. “Pedimos que entendam que é só o início e o caminho é longo”, diz um gerente de produto da empresa. “Temos que dar os primeiros passos para que isso se torne uma realidade”.
O Google afirma que o Wallet não é um produto em fase de testes (beta), mas ele deveria ser. De modo geral, usar o Wallet é fácil e rápido, mas, em várias oportunidades, digitei meu código e fiquei lá parado e com cara de bobo, segurando a fila atrás de mim. A tela dizia “Iniciando Google Wallet” e ficava lá parada. O Google afirma que eu estava segurando o aparelho muito perto do terminal (o aparelho não deveria dizer isso?).
Mas seria legal se um desses “futuramente” que o Google usa para divulgar o produto se tornasse realidade. E seria ótimo carregar uma carteira mais vazia e esquecer de comprovantes de papel e cupons de desconto.
Até lá, para os poucos afortunados que são clientes da operadora Sprint, têm aparelhos Nexus S, possuem um cartão Citibank Mastercard e compram nos estabelecimentos conveniados, o Google Wallet é uma solução bem projetada que indica um caminho para os pagamentos no futuro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adriana BBB11 Playboy

Adriana BBB11 Playboy Download Fotos inéditas de Adriana Sant’Anna BBB11 Playboy Em breve, estarão nas bancas as fotos da Adriana do BBB11 na Playboy . A loira, que é Miss Campos dos Goytacazes, foi eliminada do reality show da Globo na última terça-feira e já foi procurada pela revista masculina para dar início às negociações de seu primeiro ensaio nu . Confira uma prévia de como será a Playboy dessa delicinha

VIDEO SÓ AS MELHORES, OU MELHOR SÓ GOSTOSA

VIDEO SÓ AS MELHORES, OU MELHOR SÓ GOSTOSA