Pular para o conteúdo principal

A Verdadeira história de Chapeuzinho - Vermelho


A Verdadeira história de Chapeuzinho - Vermelho

Os contos de fadas não eram contados da maneira em que estamos condicionados a ouvi-los, um perfeito exemplo é a história de Chapeuzinho - Vermelho.
Essas narrativas são na verdade fábulas, que contadas há séculos e documentadas aproximadamente no XVII. Tinham o intuito de ensinar as crianças sobre algum assunto.
Nessa época era difícil ter acesso a cultura escrita e ensinamentos, tarefa que era delegada aos pais. Utilizavam-se dessas histórias para exemplificar e advertir seus filhos na passagem da infância para a vida adulta.
Com jogos psicológicos, esses ensinamentos eram passados de uma maneira muito rústica e eficaz, amedrontando.

Leia uma versão traduzida do conto de Chapeuzinho-Vermelho e perceba o tom de ameaça que era apresentado às crianças européias do século XVIII. A versão original deste texto era cantada e com rimas.
[Chapeuzinho - Vermelho * Versão Primitiva]


Uma mulher havia terminado de assar pães.
Pediu que sua filha levasse pão e um pote de creme para sua avó que vivia numa cabana na floresta.
A garota saiu, e no caminho, encontrou um lobisomem.
O lobisomem parou a garota e perguntou,
“Aonde você vai? O quê carrega?”
“Vou para casa da minha avó”, disse a garota, “e levo pães e creme”
“Por qual caminho você irá?” perguntou o lobisomem.
“O Caminho das Agulhas ou o Caminho dos Alfinetes?”
“Eu irei pelo Caminho dos Alfinetes,” disse a garota.
“Ora, então eu irei pelo Caminho das Agulhas, e veremos quem chega lá primeiro”
A garota continuou, o lobisomem idem, e chegou à cabana da avó primeiro.
Ele rapidamente matou a senhora e a engoliu - exceto por um pouco de carne, que pôs na prateleira da despensa, e um pouco de sangue, que ele colocou em uma garrafa.
Então o lobisomem se vestiu com as roupas da avó e se deitou na cama.
Quando a garota chegou, o lobisomem a mandou entrar.
“Avó,” disse a garota, “Minha mãe me mandou trazer um pão e creme”
“Coloque-os na despensa, minha netinha. Você está com fome?”
“Sim, vovó”
“Então cozinhe a carne que você encontrará na prateleira. Está com sede?”
“Sim, vovó”
“Então beba o vinho que você encontrará na prateleira logo acima, minha netinha”
Enquanto a menina cozinhava e comia a carne, um gato falou:
“Você está comendo a carne de sua avó!”
“Jogue seu sapato nesse gato barulhento”
Disse o lobisomem, e assim ela o fez.
Enquanto bebia o vinho, um pássaro disse:
“Você está bebendo o sangue de sua avó!”
“Jogue seu outro sapato nesse pássaro barulhento”
Disse o lobisomem, e assim ela o fez.
Quando ela terminou sua refeição, o lobisomem disse:
“Está cansada da caminhada, minha netinha? Então tire suas roupas”
“Venha para a cama e eu a aquecerei”
“Onde eu devo colocar meu avental, vovó?”
“Jogue-o no fogo, minha netinha, pois você não precisará mais dele.”
“Onde eu devo colocar o meu corpete, vovó?”
“Jogue-o no fogo, pois você não precisará mais dele.”
A menina repete essa pergunta para sua saia e suas meias.
O lobisomem dá a mesma resposta, e ela joga cada item na lareira.
Quando ela chega na cama, diz ao lobisomem:
“Vovó, como você é peluda!”
“Para te manter aquecida, minha netinha”
“Vovó, que braços grandes você tem!”
“Para te manter junto a mim, minha netinha”
“Vovó, que orelhas grandes você tem!”
“Para ouvi-la melhor, minha netinha”
“Vovó, que dentes grandes você tem!”
“Para te devorar melhor, minha netinha”
“Agora venha e se deite ao meu lado”
“Mas primeiro eu preciso ir ao banheiro”
“Faça na cama, minha netinha”
“Eu não posso. Preciso ir lá fora,” a menina disse.
Pois agora ela sabe que é o lobisomem mentindo na cama de sua avó.
“Então vá lá fora,” o lobisomem concorda.
“Mas volte logo. Eu irei amarrar um cordão no seu tornozelo para saber onde você está”.
Ele amarra seu tornozelo com um cordão robusto, mas logo que a garota está do lado de fora, corta-o com sua tesoura e amarra o cordão numa árvore de ameixas. 
O lobisomem, ficando impaciente, chama-a:
“Ainda não terminou, minha netinha?”
Quando ninguém responde, ele a chama novamente.
“Você está aguando a grama ou adubando as árvores?”
Nenhuma resposta. Ele então pula da cama, segue o cordão e não a encontra.
O lobisomem a persegue, e logo a menina pode ouvi-lo na trilha atrás dela.
Ela corre e corre, até alcançar um rio profundo e de forte correnteza.
Algumas lavadeiras trabalham na beira do rio.
“Por favor, ajude-me a atravessar”, ela diz.
As lavadeiras estendem um lençol sobre a água, segurando firmemente as pontas.
Ela atravessa a ponte de tecido e logo está segura no outro lado.
O lobisomem então alcança o rio, e pede às mulheres que o ajudem a atravessar.
Elas estendem o lençol sobre a água.
Mas quando ele está no meio da travessia, as lavadeiras soltam o lençol.
O lobisomem cai na água e se afoga.

Não acredita? Então confira o original!
CLIQUE AQUI

Existem diversas versões “assustadoras” para o padrão atual, onde a menina podia levar o vinho, sua mãe a advertia sobre se desviar do caminho (ação que ela comete), o caçador não a ajudava, que o lobo vestia-se com a pela da avó, enfim diversas variantes para a mesma história.
“O Grande Massacre de Gatos”, do historiador Robert Darton, que conta o "real" dos contos de fadas e que principalmente faz um retrato da França no século XVII.
Representa o conto Chapeuzinho Vermelho através de um estudo sobre a caricatura e a importância dos contos para os não iluminados, ou seja, para os simples camponeses. Quem conta na representatividade psicanalista é Erich Fromm.
Segundo Fromm o conto primitivo camponês dos séculos XVII e XVIII representa o inconsciente coletivo constante no conto, que para ele, trata sobre a confrontação de uma adolescente com a sexualidade adulta.
Por meio da decodificação dos símbolos existentes no conto, Fromm conseguiu analisá-lo.
Os simbolismos encontrados por ele no conto para fundamentar sua análise são o chapeuzinho vermelho, simbolizando a menstruação, e a garrafa de vinho, (adaptada com a cesta de doces) que é um símbolo de virgindade. Os avisos dados pela mãe de chapeuzinho, para que não se desviasse do caminho, significariam o cuidado que deveria ter a menina para não quebrar a garrafa e perder seu líquido (hoje contada para não se perder), ou seja, “um alerta contra o perigo do sexo e de perder a virgindade”.
O lobo representaria o macho sedento por sexo e astucioso, que procura desviar a menina do caminho da virtude. O ato sexual um “ato canibal em que o macho devora a fêmea”.
 
 Fontes: http://historiacombobagens.blogspot.com/2009/10/chapeuzinho-vermelho.html
e http://celticwild.blogspot.com/2009/04/chapeuzinho-vermelho-verssao-primitiva.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adriana BBB11 Playboy

Adriana BBB11 Playboy Download Fotos inéditas de Adriana Sant’Anna BBB11 Playboy Em breve, estarão nas bancas as fotos da Adriana do BBB11 na Playboy . A loira, que é Miss Campos dos Goytacazes, foi eliminada do reality show da Globo na última terça-feira e já foi procurada pela revista masculina para dar início às negociações de seu primeiro ensaio nu . Confira uma prévia de como será a Playboy dessa delicinha

VIDEO SÓ AS MELHORES, OU MELHOR SÓ GOSTOSA

VIDEO SÓ AS MELHORES, OU MELHOR SÓ GOSTOSA