Pular para o conteúdo principal

Encontrado no Brasil 4 novas espécies de fungos que transformam formigas em zumbis

Encontrado no Brasil 4 novas espécies de fungos que transformam formigas em zumbis



Encontradas quatro novas espécies de fungos parasitas da formiga Zobifying na floresta tropical brasileira. 
O estudo publicado no jornal online PLoS ONE descreve a
ação dos fungos e o comportamento das formigas contaminadas. Após a infecção, feita através de esporos, as formigas tem seu sistema nervoso atingido e passam a ser controladas pelo parasita. Cada fungo possui necessidades diferentes, mas todos direcionam as formigas para o local mais 
 adequado à reprodução de sua espécie.

As formigas abandonam suas atividades na colônia e se dirigem a um mesmo tipo de folha situada aproximadamente 25 centímetros do chão com uma angulação para o sol. O ângulo varia de acordo com o tipo de fungo. Com o avanço da infecção fúngica, o inseto morre em alguns dias. O fungo degrada seu corpo e o transforma em uma fábrica de esporos que serão liberados por até um ano. Os esporos produzidos são lançados visando atingir outras formigas.

O ciclo de vida dessas espécies consiste em infectar, manipular, matar e garantir a produção de esporos para que tudo recomece. As formigas são essenciais para a reprodução dos fungos e estes, por sua vez, funcionam como fator de equilíbrio evitando superpopulações do inseto.  Os fungos encontrados, conhecidos como Cordyceps, já eram estudados pela comunidade cientifica e muito utilizados pela medicina na fabricação de antibióticos, antimaláricos e anticancerígenos. Porém as formas como eles atingem o sistema nervoso e exercem comando sobre as formigas ainda é um mistério.

Após a morte da formiga, os fungos crescem dentro de seus corpos, explodindo-as
Apesar de ser matéria-prima na elaboração de alguns produtos químicos e de ser um agente natural contra pragas de formigas, essas espécies de fungo estão ameaçadas. Sua sobrevivência só se dá em ambientes úmidos e o aumento das temperaturas pode ocasionar seu desaparecimento.

fonte: Jornal Ciência  http://www.jornalciencia.com/

Comentários

  1. Favor inserir ao final dessa matéria a fonte: Jornal Ciência linkada para a home page www.jornalciencia.com

    Não é permitida reprodução na íntegra sem citar claramente a fonte.

    Grato

    ResponderExcluir

Postar um comentário

EI ESCREVE ALGUMA COISA AI

Postagens mais visitadas deste blog

Adriana BBB11 Playboy

Adriana BBB11 Playboy Download Fotos inéditas de Adriana Sant’Anna BBB11 Playboy Em breve, estarão nas bancas as fotos da Adriana do BBB11 na Playboy . A loira, que é Miss Campos dos Goytacazes, foi eliminada do reality show da Globo na última terça-feira e já foi procurada pela revista masculina para dar início às negociações de seu primeiro ensaio nu . Confira uma prévia de como será a Playboy dessa delicinha

VIDEO SÓ AS MELHORES, OU MELHOR SÓ GOSTOSA

VIDEO SÓ AS MELHORES, OU MELHOR SÓ GOSTOSA